quarta-feira, 6 de abril de 2011

Catalão na moda

Quem pensa que no interior do Estado de Goiás não existe um trabalho sério voltado ao setor de confecção e moda, está muitíssimo enganado. Catalão-GO está bombando no setor e a promessa é crescer cada vez mais. Não acredita? Vou te convencer contando o que está acontecendo por lá.

Pra quem não sabe, a cidade além de estar entre as três cidades do Estado de Goiás com maior  Índice de Desenvolvimento Humano - IDH esta também é reconhecida como grande pólo de confecção - mais lembrado como um pólo de moda íntima. Com o apoio do SEBRAE-GO em parceria com o ICC – Instituto Camargo Correa, por meio do Projeto Tempo de Empreender Goiás os empresários locais começam a ver com outros olhos a realidade corporativa, o mercado consumidor e o mundo da indústria de confecção e moda. Desde 2009 ações diversas são apresentadas a estes, visando informação, capacitação e qualificação com o objetivo do aumento de lucratividade, geração de emprego e aperfeiçoamento do espírito empreendedor na região.


Mas como tudo isso começou?

O Projeto Tempo de Empreender Goiás é um projeto desenvolvido pelo SEBRAE-GO  juntamente com ICC – Instituto Camargo Correa que atende empresários de confecções locais e ainda futuros empreendedores do setor por meio de ações diversas como cursos de qualificação  em gestão, costura, corte, modelagem e acabamento,  consultorias individuais e coletivas, missões técnicas, treinamentos e palestras voltadas ao marketing, design, criação e comercialização.

Atualmente o Projeto atende média de 50 empresários e empreendedores que se dividem entre confecções, costureiras, facções e ainda a participação sazonal de futuros empreendedores do setor. Catalão-GO possui hoje grandes empresas que chegam até mesmo a produzir 40.000 peças mensais de lingerie. Estas comercializam seus produtos em Goiás e ainda em vários outros estados brasileiros. 

O Projeto

Desde sua implantação, o Projeto Tempo de Empreender Goiás contribuiu de maneira expresiva para o setor de confecção e moda local e promete somar mais ainda como declara o Gestor do Projeto Victor Antônio: "nosso papel é contribuir com o empresário visando o aumento da lucratividade, e ainda promover o empreendedorismo local por meio da informação e qualificação de profissionais como costureiras, cortadeiras, modelistas e facções em geral, sem nos esquecermos de estender esta mesma qualificação às coolaboradoras internas das confecções".

SCNM de Catalão
Até o momento já foram oferecidos aos participantes do Projeto, com abrangência à comunidade local (algumas ações) mais de 10 turmas de cursos de costura industrial, enfesto e corte, modelagem e acabamento, atendimento ao cliente, vitrinismo e visual merchandising, planejamento de custo e formação de preço de venda, controles financeiros, entre outros. Consultorias individuais e coletivas também aconteceram neste período, missões técnicas para visitação a grandes ferias de tendência e maquinário como SALÃO DE MODA BRASIL na cidade de São Paulo e FEBRATEX em Blumenau-SC, e até mesmo a participação de algumas empresas no evento Só para Mulheres na cidade de Goiânia-GO quando puderam comercializar seus produtos. Em dezembro de 2010 foi lançada a primeira edição da Semana de Capacitação em Negócios de Moda de Catalão onde foi convidada para abertura do evento e palestra magna a estilista Thaís Gusmão - referência em moda íntima no país. Não podemos deixar de comentar sobre as palestras sobre a Lei da Etiquetagem em parceria com a ABIT - Associação Brasileira das Indústrias Têxteis e INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, onde também esteve presente o representante do  SENAI local Sr. Antônio Ilídio

O evento foi um arraso e movimentou toda a cidade. Este aconteceu nas dependências da ACIC CDL - Associação Comercial e Industrial de Catalão (um dos parceiros do Projeto) e todos os dias a casa esteve lotada.

Resultados


Com tanta atividade, fica difícil pontuar quais os melhores resultados. Mas dentre vários  obtidos, dois em especial tem sido lembrado: a visita dos técnicos do SENAI CETIQT  às empresas  do projeto para a proposição da destinação dos resíduos promovidos por estas, de maneira a amenizar o impacto ambiental, e ainda a criação e lançamento oficial da Associação Moda & Flor, ou seja, uma associação de costureiras e profissionais de confecção da cidade de Catalão-GO.

A tempos as profissionais ansiavam pela formatação desta associação e para tanto o Projeto Tempo de Empreender Goiás disponibilizou consultor do SEBRAE-GO especializado em Associações e Cooperativas para promover todo o acompanhamento na formatação e criação desta. Atualmente participam da associação mais de 30 profissionais que passeiam na costura e facção em tecido plano, malha e lingerie e é perceptível que o mercado de confecção catalano se fortalece ao criar esta associação que torna-se parceira da já existente UNICON - União das Indústrias de Confecção de Catalão e Sudeste Goiano,  e que juntas lutarão por idéias e ações que favoreçam aos empresários de confecção e todos os participantes da cadeia produtiva da moda. 
2011

O Gestor Victor Antônio declara que neste ano de 2011 ações especificamente voltadas à qualificação e preparação para o mercado serão desenvolvidas na promoção da capacitação dos profissionais inseridos no segmento. Ações diversas já vem acontecendo desde a virada do ano, e o movimento não pára. Nos próximos meses já etão agendados Palestra e Consultoria na Gestão da Produção às empresas do Projeto, também ações sobre a importância do Marketing e o uso de suas ferramentas e ainda ações de acesso a mercados.    

E aí, agora você acredita que o interior do Estado de Goiás está bombando na moda? Se quiser saber mais ou até mesmo agendar uma visitinha na cidade, vai aí alguns contatos que serão importantes:


Sebrae-GO - Regional Sul Sudeste (Catalão-GO)
Gerente da Regional: Sr. Amarildo Vieira
Gestor do Projeto: Sr. Victor Antônio
(64) 3441.2512

UNICON - União das Indústrias de Confecção de Catalão
Presidente: Sr. Márcio Donizete
(64) 3442.7970 / 9957.1232

Associação Moda & Flor - Associação de Costureiras de Catalão
Presidente: Lourdes Silvéria
(64) 3411.7594 / 8127.9403




___________________________________
Postado em 06.04.11, às 22h36, por Leandro Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário